terça-feira, 12 de outubro de 2010

Far, Far away...

Descanso? Não. Não nos feriados em que o pessoal do voo livre resolve partir para um lugar onde dá voo... O destino, desta vez, foi Terra Rica, no noroeste do Paraná. São 560km do mais puro asfalto pista-simples para mais de 100km do mais puro "flat land". Com isso, ir para a pacata e quadrada cidadezinha se torna sempre uma viagem memorável a todos nós. E desta vez, naturalmente, não foi diferente...

Saímos de Curitiba no final da sexta-feira, com uma expectativa enorme: a previsão era fantástica para todo o feriado, apesar da chuva estrondosa que havia tomado conta de todo o sul do mundo no dia anterior. Às 18h estávamos na estrada e passava um pouco da 1h quando chegamos. A ida, na verdade, é uma parte que não dói tanto. À exceção de passar por dentro de Maringá, o que toma um bocado de tempo por conta dos radares a 60km/h, a dose de ânimo - e, no meu caso, a de sono - dá conta do recado e segura a viagem sem grandes problemas.

Como havia uma etapa do paranaense planejada para o feriado, ficamos num alojamento cedido pela própria cidade. A quantidade de besouros era inacreditável e, por isso, mesmo dentro do quarto, armamos as barracas.

A primeira noite foi boa, e o sábado amanheceu ensolarado como havia muito não víamos por aqui. Tomamos café animados numa nova padaria da cidade, a Casa do Pão - se um dia você passar por Terra Rica, que esteja registrada a recomendação! : -)

Entre imprevistos e previstos, os dias de voo foram "ok". Eu cometi uma tremenda burrada no primeiro dia e preguei com pouco mais de 5km de voo. Lembro-me de ter ficado pelo menos 10 minutos sentado no chão, estático, olhando para cima, sem ânimo sequer para levar meu equipamento embora. Se eu tivesse um isqueiro eu provavelmente teria queimado todo meu equipamento ali mesmo, de tanta raiva de mim mesmo que eu sentia (é, o certo seria eu me queimar, mas não nasci masoquista!).

Recuperei um pouco a alegria de estar vivo quando ouvi no rádio que a Leila e o Galo Véio tinham feito o goal da prova, há nada menos que 50km de distância da decolagem. Foi um "golaço", que consagrou o recorde de ambos e o primeiro goal de ambos. Foi muito legal ouvir pelo rádio a alegria dos dois chegando lá, mesmo que eu não tivesse chegado...

Voltei à cidade e segui para o treino do dia previsto, já que o voo tinha sido "aquilo". Felizmente, 15km de corrida depois, não sobra muito desânimo nem raiva nem falta de amor próprio. Recuperei o ânimo e fui pra cima do feriado!

Alias, sobre o treino, teve uma constatação engraçada. Resolvi dar a volta na cidade, e constatei que ela tinha exatamente 4,08km de extensão (dando a volta). Isso significa que a volta maior do nosso parque Barigui é maior do que a cidade de Terra Rica inteira. Massa, hein?! : -)

Nos outros dias, pouco voo, mais um treino, mas muita, muita diversão. Na segunda-feira aproveitamos a falta de voo para dar uma mergulhada na represa, figurinha carimbada nas nossas trips pra Terra Rica. A água estava muito boa, e a escalada clássica para baixo da cacheira nunca esteve tão difícil - a correnteza estava muito forte!

E foi isso. Hoje, acordamos já com o objetivo de vir embora - parando em Tibagi para voar, caso houvesse condição. Não havia. Passamos direto, e às 18h já adentrávamos Curitiba sãos e salvos. Ou melhor, salvos. Depois de alguns dias de convívio entre os amigos do voo, inevitavelmente surgem dúvidas sobre a sanidade de alguns de nós! : )

Mas, já que pelo voo, ou por nossos atos, eventualmente somos tidos por insanos, e já que até Machado de Assis surgiu nos papos do fim de semana, é de um personagem dele mesmo a frase que conclui este texto: "Nada tenho que ver com a ciência; mas, se tantos homens em quem supomos são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista?" Abraços com a energia completamente renovada, e ponto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário