quarta-feira, 26 de maio de 2010

Vai de Kombi! - Uma odisséia na estrada

Como eu já falei no relato anterior, a viagem para o SIV, em São Paulo, nos preparou inúmeras situações engraçadas e descontraídas. Dentre as melhores piores, com certeza a que mais ficará para a história foi o final da viagem. Eis que o domingo já beirava a meia noite e nosso motorista oficial, Nickelson Mello, se sentia sonolento. De prontidão, já que dormia desde as 18h, me ofereci para assumir a sua posição - oferta aceita de imediato! E em pouco mais de 15 minutos, eu deixava de ser passageiro: virei o MOTORISTA DA KOMBI!

Você já dirigiu uma Kombi? Se não, garanto que está perdendo muito!! E não falo só da diversão que é o ato em si. Tem muito mais!

É melhor que Redbull!
Dirigir uma Kombi faz com que seu sono desapareça. Aliás, seu e de todos os seus passageiros! Magicamente, quando paramos a Kombi e eu sentei na posição de motorista, todos os outros 7 acordaram! Estavam todos trêbados de sono, dormindo como crianças que brincaram o dia todo - o que não deixa de ser verdade - e, de repente, todos estavam "de pé". Sentia muitos pescoços me olhando curiosos e apreensivos lá de trás, como quem tivesse certo receio. É claro que este receio foi respondido com "aquele riso"! :)

A folga do volante
O Nick tinha comentado mas eu não sabia que era tanto. A desgraçada da Kombi tinha uma folga de meia volta no volante. Isso significava que, pra andar reto, ora eu tinha que estar "fazendo curva" pra direita, e ora pra esquerda. Manja?! Volante reto nem pensar, saia da estrada na hora. E era brusco! Tava reto, de repente dê-lhe andar pro lado! E dê-lhe corrigir! Estou com uma dor no trapézio por conta da tensão de dirigir com esta volta no volante...

O freio A falta de freio
Freio? Como assim freio? Quem precisa de freio?! Já na ida constatamos que a pastilha do freio já não existia mais, e não preciso nem dizer que não aconteceu qualquer mágica durante o fim de semana: na volta, a pastilha continuava "ausente". Mas, afinal, pra quê freio?! São 500km, não estávamos dando a volta ao mundo!!

A direção hidráulica
Não preciso comentar que a direção não era hidráulica, certo?! Isso é meio bobo, mas você já pensou em dirigir um carro longo, pesado, carregado, sem freio e com uma volta no volante, e ele ainda não ter a direção hidráulica? Então pensa... coisa fácil!!

A bonitinha no pedágio
É incrível, na vida de um homem, como as mulheres tendem a aparecer em momentos inoportunos. Em geral, se eu quiser encontrar uma garota linda que eu conheço e que não vejo há anos, por exemplo, basta eu estar há 5 dias sem fazer a barba, estar de óculos e ter ido trabalhar de "agasalho". É batata! Mas o que eu não esperava era me deparar com uma garota bem, mas bem bela, em pleno pedágio. Meu, isso lá é lugar de ter mulher gata?! E eu de Kombi. Ela nem me deu boa noite...

O som sacana
A Kombi tinha um som (pelo menos isso!), e tocava até CD (!!!!!). Mas tinha um problema: as caixas de som eram só atrás. O que ocorre com isso? Simples. Você não ouve direito, mas todos os passageiros - que querem dormir - ficam quase surdos! Nesse ponto, pensando bem, até que foi uma vantagem passar à direção. Ficou mais fácil dormir! :- )


Mas o mais incrível mesmo é que tudo isso sequer chegou perto de estragar a viagem. Tenho certeza que foram poucas as vezes nas quais me diverti tanto viajando com um grupo "enorme" de pessoas. Então, fica aí a dica: se tá afim de se divertir de verdade, VAI DE KOMBI! Abraços, e ponto.

5 comentários:

  1. Que relato bacana... Afinal quem é o dono dessa Kombi?

    ResponderExcluir
  2. A Kombi é minha! Também conhecida como Miss Sunshine. Ano 2009, 33.000 Km, é flex com motor semelhante ao do Fox e eu acho que nem se compara a uma kombi antiga. O interior foi todo reestruturado, tem até forração...kkkk.. e possui banco reclináveis individuais. Ah! e tem auto-falantes na frente, mas imagino que tenham sido tampados com bagagem. Devia ter atentado para este detalhe... na hora que me telefonaram pra perguntar como que se punha o CD dentro do player. Valente já rodou um tanto no Brasil (do RS ao RJ), Bolívia, interior do Paraguay e Argentina.
    Mas poxa, não notei até agora essa folga no volante. Vai ver é porque estou acostumado a dirigir carros, jipes e caminhões de expedições que não se comparam a carros de passeio.
    Os freios estavam um tanto gastos mesmo, foi mancada não ter testado melhor, apesar de antes da viagem ter trocado óleo e filtros para emprestá-la aos amigos. Mas sem problemas, troquei na cordilheira mesmo, em mais ou menos uns 15 minuto na segunda-feira.
    Mas legal! Fiquei com inveja de não ter podido ir nesse SIV por motivos pessoais.

    ResponderExcluir
  3. Graande Glaucio! Sim, Anonimo 1, a Kombi é do Glaucio. E Glaucio, espero mesmo não tê-lo ofendido com meu relato! A Kombi foi não só essencial como parte integrante de toda a brincadeira; achei que ela merecia um relato especial, já que ela nos proporcionou exatamente isso: momentos especiais!! E é verdade, o conforto da Kombi (pode ser visto no vídeo) é fantástico, digno de uma não-Kombi! hehehehe... E faltou você mesmo lá, pra fechar a patota...

    ResponderExcluir
  4. Por que você não foi com seu próprio carro, então? Ou por que não contrataram um motorista, já que nenhum de vocês sabe dirigir uma Kombi?
    E realmente, se a moça linda do pedágio não olhou pra vc é pq não te achou nenhum um pouco interessante. Meu Glaucio não deixa de ser interessante por dirigir uma Kombi.

    ResponderExcluir
  5. Eu vou sempre de Kombi!!!
    https://fuscaderivadoseoutrascoisasantigas.wordpress.com/2016/05/30/conselhos-sobre-a-kombi-iniciante/

    ResponderExcluir