quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Puta merda, hein TIM?!

Como apoiadores da equipe de Curitiba na corrida Nike 600k, na figura do site Linha de Chegada, e contando com a boa vontade da galera da V8, resolvemos fazer uma cobertura paralela à oficial durante os 3 dias de prova. Os próprios atletas da equipe levariam um laptop e um modem 3G na Van de apoio, e quem não estivesse correndo estaria "tuitanto", postando fotos, e baixando os GPSs com os trechos, publicando-os no Linha. Legal, não?!

Acontece que, para que isso fosse possível, nós tivemos que providenciar o laptop e o modem em um dia - eles estavam saindo de viagem hoje! O laptop foi fácil, pegamos um da própria GHN. Porém, como a empresa não dispunha de um modem, precisamos providenciá-lo - e, de certa forma, rapidamente. Tínhamos exatamente uma terça-feira para ter o modem nas mãos. E a odisséia começava...

Eram 9h quando pedi a uma colega da empresa que fizesse uma busca por todas as possibilidades de internet móvel pré-paga. Isso porque não temos uma necessidade constante de uso disso, precisávamos apenas para 3 dias.

Não precisou de 30 minutos para que eu estivesse sendo apresentado às possibilidades: a TIM e a Vivo eram as únicas que ofereciam o serviço pré-pago. Na TIM, tínhamos vantagens: o modem era mais barato e a internet, pelo mesmo preço, tinha o dobro de limite de tráfego (500MB, ante 250MB da Vivo). Era a melhor opção!

Como o escritório da GHN fica próxima ao Shopping Estação, eu iria rapidamente na hora do almoço, compraria o modem e estava tudo resolvido. Ah, ilusão...

Ao chegar na loja "TIM Classic", perguntei se eles possuíam o modem. "Não", respondeu-me o atendente. "Apenas no Mueller ou no Barigui, que são lojas próprias. Aqui só vendemos pós-pago.". Fiquei um pouco chateado, mas tudo bem; afinal, é uma loja da TIM, por quê não faria a venda e a habilitação de pré-pago?!

Encucado, voltei à empresa. Novamente, minha colega passou a mão no telefone e ligou para a loja. Falou com outro atendente, que desmentiu o primeiro. "Temos sim, custa R$132", respondeu ele. Ao ser questionado dos planos, ele respondeu sobre as possibilidades de plano diário, semanal e mensal, nos informando os valores.

Um pouco embasbacados, voltei lá no meio da tarde. Quando solicitei ao vendedor o modem e a habilitação, fui surpreendido com um "Nossa! Pensei que ela só queria a informação, não sabia que ela mandaria alguém comprar efetivamente! Nós não vendemos planos pré-pagos aqui, só posso te vender o modem. Você precisa ir na loja do Barigui, é a única loja própria da TIM em Curitiba; é a única que habilitará pré-pago".

Era pouco mais de 14h e meu humor já não estava mais como antes. A situação parecia tão simples de ser resolvida que não poderia estar consumindo tanto tempo...

Bem, às 17h30 saí apressado da empresa (a fim de evitar o trânsito), e às 18h adentrei o shopping Barigui. Respirei aliviado quando cheguei à loja da TIM, e meu humor foi direto para o inferno quando a recepcionista da loja me disse "não, não temos mais modem! E pré-pago nós não habilitamos!".

Fiquei sem reação. Eu estava na loja própria da TIM, a única da cidade, e não consegui comprar nem habilitar um modem. Não parecia simples pra você?!

Bem, fui até o quiosque indicado. Eles tinham o modem. Eu sorri, alegre. Por um breve momento, pensei que meus problemas estivessem resolvidos. Mas eu tinha - eu tinha! - que perguntar sobre o pré-pago. "Ihh.. os últimos 3 que habilitamos deram problema, não habilitaram, vieram reclamar... O sistema da TIM tá fora! Tenta na loja própria!".

Eu respondi que eles não faziam habilitação pré, e o próprio atendente do quiosque me questionou incrédulo: "Como não?! Eles são loja própria, se eles não fazem ninguém faz.". Faz sentido pra você? Porque pra mim fez. Eu pensei um pouco e voltei na loja...

Olhei bem pra cara da moreninha e perguntei "você tem certeza que vocês não habilitam pré-pago?". Ela me disse "Sim, tenho!". Quando eu questionei sobre eles serem loja da TIM, uma vendedora pegou a conversa e disse "bem, nós habilitamos sim, mas se o sistema do quiosque está fora, o nosso também estará; não podemos fazer nada".

Eram mais de 19h e eu desisti. Fui para a loja da Vivo, há "2 lojas de distância". Lá, a moça que me atendeu era um pouco nova e nunca tinha feito uma venda de internet pré-paga. Por isso, demorou. 30 minutos. Isso mesmo. 30 minutos depois, eu saí de lá com meu modem, meu chip, e tudo certo.

Ou quase tudo. Cheguei no carro um pouco incrédulo e resolvi testar o modem. Não conectava. Voltei à loja; eles me deram mais 10 minutos de atenção, tentando de N formas ver se o modem estava com problema; por fim, me disseram que o chip demorava cerca de 2 horas para habilitar, mas que estava tudo certo. Não precisou nem de 1 hora; em casa, quando cheguei, o modem já conectava, maravilhosamente bem.

Fiquei embasbacado com a TIM. Quer um resumo dos fatos?
1. A TIM oferece um serviço (internet pré-paga), mas em Curitiba não dá pra habilitar sequer um celular pré-pago.
2. Não tem modem, e quem tem não vende!
3. A rede de revendas da TIM é tosca; tosca; tosca. Não tem outra palavra. É tosca. A franquia da Casa do Pão de Queijo é melhor (pelo menos lá eles sabem exatamente o que tem, quanto tem e quanto custa!).
4. A loja própria da TIM, que só tem uma em Curitiba, é mais perdida ainda. E, em geral, eles sempre têm razão. O cliente é quase um acessório...
5. No total de tempo dedicado somente à TIM, entre eu e minha colega, a gente pode colocar aí umas 3 horas (entre ir na loja, ligar, tentar comprar, etc.). E no final das contas, eu só tive 3 horas de vida a menos.
6. Entrei na Vivo e a atendente, mesmo sem nunca ter feito uma habilitação daquele jeito, me entregou o modem em 30 minutos. E ele funciona!

Puta merda, hein TIM?! ponto.

2 comentários:

  1. Amigo, certas coisas são engraçadas mesmo, eu fiquei sem internet depois de me separar de minha esposa e a única opção no momento para mim é usar via celular, fiquei na dúvida entre comprar um modem da TIM ou VIVO, mas optei pela TIM uma vez que sou usuário do infinity. De início a conexão dava raiva porém fui me acostumando, tentei usar a web pré-paga da VIVO ( Só para me irritar) e nunca deu certo, paguei R$ 9,90 e nunca consegui acessar.
    Hoje alterno entre o modem da tim e meu NOKIA C3 usando o chip de voz da TIM ( Que na minha opinião é a melhor operadora pois realmente consigo acessar pagando R$ 0,50 por dia).
    No início afirmei que era engraçado porque o que deu certo para mim não deu para você e vice-versa.
    Eu moro no estado do Pará e ainda falam por aqui que a cobertura da VIVO é a melhor, tenho minhas dúvidas...
    Acredito que você teve sorte com a VIVO e eu com a TIM, lógico que temos que ser realistas e entender que pagar R$ 0,50 por dia para ter internet é uma bagatela e nos controlar na hora que nos dá vontade de proferir impropérios contra as operadoras.
    Abraços.

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  2. A empresa TIM, pelo jeito, está lesando milhares ou milhões de brasileiro (de caso planejado). O chip fica inativo de repente e se você não paga 20,00 pra eles, fica sem o chip, sem o número e o pior, sem o crédito que já pagou. Muita sacanagem. Só no Brasil isso entra na pauta das reuniões da empresa.

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