domingo, 31 de outubro de 2010

Viva o Brasil!

Eu nunca falo de política por aqui, até porque não tem tanta gente assim que lê este espaço e eu não tenho qualquer intenção de formar opiniões. Então, peço a gentileza que a opinião aqui registrada não seja discutida desta vez. Não tenho saco para discutir política (e explicarei o porquê), e não é a intenção que ela seja discutida. Não quer se irritar, não leia. Estou só desabafando, então relaxa e goza. Combinado?

Bom, a Dilma foi eleita. No dia das bruxas, a bruxa saiu da toca e assombrou pelo menos 55% do país. Eu sei que ela ganhou pela maioria, mas vamos lembrar quantos dos seus amigos estão viajando, "comemorando" o feriado, e não votaram no Serra - uma opção medíocre mas, ainda assim, menos medonha. Ok, sou bom perdedor, a Dilma recebeu a maioria dos votos: aturemos.

O problema é que ninguém sabe direito porque votou na Dilma. Fora o fato de o Lula ter pedido ela de "presente de aniversário", ela sequer consegue enrolar uma boa resposta em perguntas básicas (aliás, se tivesse conteúdo, assumia que não lia e ponto!)! Bem, ela não é articulada em entrevistas, então ela deve ter um bom currículo? Não, também não. Então não entendi.

A questão é que nossa política está tão viciada que, fatalmente, não faz diferença quem vá entrar lá em cima. Ou você acha que o Brasil está próspero porque o Lula é presidente, e que o governo dele foi melhor que o do FHC porque o Lula é melhor? Ah, vá estudar...

Essa nossa euforia, esse conforto, essa sensação maravilhosa de que "as coisas estão indo bem" são o mais puro reflexo de uma economia estável. Se nós, consumidores, estamos consumindo, as coisas estão indo bem. E, afinal, nós estamos mesmo! Não?!

A questão é que este conforto não vem da iniciativa pública, aquela merda viciada que já se perdeu no comodismo e lobbismo. O conforto vem de empresas privadas e bem estruturadas que nascem aqui, crescem e ganham o mundo, trazendo capital pra dentro do país e valorizando nossa moeda.

Daí temos boa economia, e se a economia está boa ninguém reclama. Você acha que o Collor foi ruim? O problema do Collor foi não pagar as pessoas certas. O Lula foi mais esperto, pagou todo mundo e declarou que não sabia de nada! Daí, conseguiu até botar uma Dilma na presidência, sem que sequer as pessoas se perguntassem "qual Dilma"? Até porque, se perguntassem, aposto que ele ia dizer que não sabia de nada também...

Nosso presidente se orgulha de não ter diploma sequer do ensino fundamental completo, e nosso povo burro acha que, com isso, temos um governante que se assemelha a nós. Deixa eu te dizer uma coisa: não precisamos ter alguém que se assemelhe a nós lá em cima. Precisamos ter alguém que seja melhor que nós, que entenda de coisas que nem eu nem você parou para estudar um dia. Você não gosta de ter um presidente de empresa que é "bom pra cacete"? Que "manda muito bem"? Por que diabos isso é diferente pro seu país então, po?

Ouvi estes tempos que a desigualdade da população está melhor agora, temos uma classe pobre ascendendo. Bacana, então eleger a Dilma é sinônimo de bolsa-família mais próspera. Votemos.

Mês passado, quando eu disse que votaria certamente no Tiririca, reforçando que "pior do que tá não fica", meus amigos moralistas tiraram as garras pra fora e atiraram pedras e facões. Estou farto deste moralismo ignorante. A política do país está uma merda, está viciada. Você acha falta de respeito um palhaço ser eleito? Pois eu acho falta de respeito eu ser taxado de palhaço pelo meu próprio governo. E quem não lembra da dança do mensalão? "Mas isso sempre teve", né?!

Neste caminho, eu tenho certeza que vamos chegar ao primeiro do mundo. Se depender do próximo governo, seremos de certo manchetes constantes nas colunas de humor e de escândalos públicos por todo o mundo.

Mas nossa política está viciada, e não conseguimos mudar. Por uma coisa bem simples: assistimos Tropa de Elite 2 e achamos um "bom filme de ficção". Ou, pior: achamos que é exatamente o que ocorre, e que precisamos mudar isso - votando na Dilma.

Hoje, fiquei com nojo de ser brasileiro. Senti vontade de gritar, de sair deste ninho que fede a merda velha. Vejo amigos comemorando a eleição da Dilma, e tenho vontade de perguntar a eles uma, uma razão sequer pela qual as pessoas tenham votado nela.

E não é que eu tenha votado no Serra por opção. Com todo o meu corpo, posso dizer que votei nele pela falta de opção mesmo.

Por fim, com esta eleição medíocre, acredito apenas ter reforçado o que já penso há muito tempo. Eu faço parte da iniciativa privada, e preciso fazê-la prosperar e fazer a diferença - porque, se depender do poder público, continuaremos como viciados que fogem da clínica de reabilitação.

E viva o Brasil! ponto.

3 comentários:

  1. Clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap!!!!!!
    Adorei seu desabafo! E concordo com voce!
    Beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. E se eu disser que era exatamente oq eu estava precisando "ouvir" de um amigo?? Rapaz... o negocio tá feio por aqui. Finalmente algo coerente com oque penso
    E por isso eu digo: talvez eu prolongue um pouco a vigem do proximo ano rsss

    ResponderExcluir
  3. E meu comentário fica por conta de um compositor que gosto pra caramba: Mauricio Baia.

    "Desconfio de qualquer autoridade
    Política, religiosa, científica ou moral
    Que elege os ignorantes e os detentores da verdade
    Cria um muro que impede de ver o mundo se abrindo colossal
    Se pra ser feliz devo manter algum padrão
    Vou seguir na contra mão
    Só quero dar uma volta do outro lado
    Pra ver como é que está"

    [Só quero dar uma volta do outro lado pra ver como é que está..]

    Nati

    ResponderExcluir