terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ah, a endorfina!

Não faço parte de nenhuma comunidade no orkut que diga "viciados em endorfina". O motivo é simples: elas não discutem nada! Afinal, o que há de se discutir de uma substância produzida por nosso corpo em reflexo de coisas já boas por natureza (citando três principais: chocolate, sexo e exercício físico, não necessariamente nesta ordem!)?! Nada! Não há nada para se dizer, nem para explicar. A endorfina é para quem a conhece, e para quem sabe admirá-la! E ah, como é boa!

Com o pequeno impasse do meu carro, e caminhando diariamente modestos 4 km do meu escritório até a minha casa, já volto a sentir a sensação boa que ela causa. Hoje, por exemplo, mesmo com chuva, cheguei da caminhada, coloquei um tênis confortável, uma regata, e saí para uma corrida curta. E como foi boa!

O fato é que, quando se pratica algum esporte, não se pode parar. A desgraçada da substância vicia mesmo, e não há chocolate que salve. Sexo ajuda (opa, e como! :-) ), mas não substitui o "sofrimento" de se pedalar na chuva, correr sob sol forte ou se quebrar ao tentar escalar uma via de 8o. grau.

E quando se fica longe dos esportes, é como se sempre, sempre, faltasse algo. Tudo começa a incomodar. Seu corpo deforma, sua preguiça aumenta, você não dorme direito, sua cabeça não pára... Caos, um caos total!

Mas basta 30 minutos de corrida e... pronto! Qualquer coisa que você fizer depois disso, até antes da hora de ir dormir, terá um peso menor. É como se toda noite eu tivesse um compromisso, e toda noite que eu faço algum exercício eu o cumprisse.

Não há mesmo explicação. E nem como convencer ninguém. Já tentei. Não funciona. Endorfina é para os que a experimentam. O primeiro livro em inglês que li me marcou muito, pois dizia (durante todo o livro) uma frase muito real: "runners run no matter what". Verdade. Chova ou faça sol, sofra ou se divirta, nossos tênis não podem durar mais de 4 meses. Se isso ocorre, acredite: algo esteve muito errado! Abraço suado, e ponto.

Veja como eu não minto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Endorfina :-)

Um comentário:

  1. Aháa! Eu sabia!
    Algum vício secreto, vc haveria de ter.
    Gd abrax
    xps

    ResponderExcluir