terça-feira, 9 de junho de 2009

Subindo nas paredes, mas de uma boa forma

Foi em 2004, quando subir pelas paredes (no sentido estressado) era algo bem difundido entre os colaboradores da empresa em que trabalhava, que eu descobri uma alternativa literal ao senso comum: me matriculei num ginásio de escalada!

Por conta da minha disponibilidade, na época, escalava apenas aos sábados - mas todo sábado. Era sagrado; almoçávamos e íamos para o Campo Base, que até hoje considero o melhor ambiente que temos em Curitiba/PR para o esporte. Um dia levei meu irmão, e no segundo fim de semana ele já tinha virado meu parceiro de muro. E o vício seguia - como em qualquer ação que libera endorfina!





Anhangava, em 2005



Com o tempo, ou a falta dele, parei de escalar, mas em 2008 voltei a fazê-lo na Via Aventura, uma academia também muito bacana. E agora, em 2009, lá estou eu na Campo Base, voltando às origens. Ou, pelo menos, é o que tenho feito já há 3 terças-feiras com alguns amigos do vôo-livre...

A escalada é um dos esportes que considero mais completo. Não é que ele seja completo com a natação, que vai mexer com todos os seus músculos e ainda reforçar a respiração, mas sim porque não é possível escalar pensando em outra coisa. Penso, então, que seja um esporte perfeito pois você trabalha aeróbico, anaeróbico e mental. E quem há de questionar a importância da saúde neste último ponto?!

O anaeróbico, como podemos imaginar, está na força que é necessária. Porém, ao contrário do que se pensa, é preciso muito menos músculos do que para fazer flexões de braço, por exemplo. Na escalada, estão muito mais em evidência o equilíbrio, a postura, a cabeça e as pernas - isso mesmo, pernas! As pernas são mais importantes que os braços, pois é mais certo "empurrar" seu corpo do que "puxá-lo"!!

O anaeróbico é trabalhado devido à resistência necessária para subir muros maiores; não basta ter força nem equilíbrio, é preciso ter resistência pra atividade - que pode prosseguir ininterruptamente por vários minutos...

E o mental, essencialmente importante no mundo atual, devido à nossa falta de capacidade de conseguir sentir raiva de duas coisas ao mesmo tempo! Você fica tão enfurecido de não conseguir segurar na #@%$#^# da agarra que você se esquece dos problemas com chefes, colegas de trabalho, pais ou clientes. Lá, seu maior problema é que a agarra é pequena demais para os seus dedos!!!

E é isso. Exercício para qualquer pessoa acima de 6 anos, e sem limites para progredir. Se me perguntarem o que eu quero fazer quando crescer, a escalada está de certo nesta lista! Em último caso, é uma forma relativamente fácil de subir na vida! Certo?! :o) Abraços, e-ponto.

2 comentários:

  1. Henrique, que legal seu blog! Sucesso, como sempre! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Humm interessante... vc desperta nas pessoas o desejo por elas mesmas... talvez por isso seja tão bom “saber” de/com você =)
    Seu blog, fotos, aventura, altura (!!) remete a liberdade... e liberdade traz um pouquinho(quinho ??) de angustia... aquela que nos coloca frente a possibilidade da própria finitude ... mas legal mesmo é curtir em vc, aquilo que não sei porque, permitimos que roubem de nós: espontaneidade, criatividade e simplicidade !!!
    Bjss :)

    ResponderExcluir