domingo, 17 de janeiro de 2010

Entre sinais surreias e realidades severas

Sou do tipo cético em muitas questões, mas não dispenso o pensamento de que "algo conspira a meu favor" quando este algo pode ser bom. Aliás, é o que fazemos sempre que lemos o horóscopo, certo?! Adaptamos aquilo para nossa realidade, ligando o texto a fatos passados e, assim, forçando nossa mente a acreditar que as predições farão também sentido. Mas enfim, voltando aos "sinais conspirando a meu favor"... Há pouco tempo, enquanto esperava minha vez no cartório, estava reparando na tabela de preços. Você já parou para ler? Pois bem... dois itens me chamaram atenção especial:
  • Certidão de casamento: R$132
  • Atestado de óbito: R$15
Conseguiu ver o que eu vi? É um sinal, super claro! Morrer, nos dias atuais, está muito mais barato do que casar! Vá dizer que não é um sinal?!

Bom... fato é que, sendo ou não, tem gente que não pensa assim - para minha sorte! -, e ontem fui a um casamento de uma amiga. Na verdade, não só amiga, mas também irmã de uma colega de trabalho da Duty, e também a designer que fez a primeira logo da GHN Soluções. A logo já mudou, mas a amizade naturalmente permanece. E fui lá, devidamente trajado, prestigiar aquela alegria toda.

E que alegria! Ah, se os casamentos fossem tão bons quanto as cerimônias... Todos desejando somente o bem do "novo" casal, que de fato dava um baita passo... É algo louvável, mesmo! Fico sempre contagiado pela alegria concentrada dentro da igreja, onde todos se viram para os noivos e oram pelo bem daquele casal.

E eu, como bom religioso que sou, gosto de ir às igrejas para ver o que elas têm dentro. O Rodrigo, uma vez, citou no Transpirando.com que gostava de fotografá-las de fora. Eu gosto de vê-las por dentro. A arquitetura das igrejas é sempre tão bela quanto suja; o apelo da miséria vivida por Jesus em total contradição a todo o ouro onipresente. Madeira talhada, mosaicos... É uma arte impagável, que os fiéis eventualmente pagam com a própria fome. Fico sempre, sempre, impressionado...

Sei que toco num assunto delicado, e não quero aqui discutir religião. Exponho apenas o que vejo "de fora"... 

É claro que os votos feitos pelos noivos, que hoje já não são mais "até que a morte nos separe", mas sim "por todos os dias de minha vida", são sinceros. Mas será que todo o resto também é? Será que alguém pára para pensar no que a frase "Ele está no meio de nós" quer dizer; ou, no mínimo, será que alguém parou para pensar nela enquanto repetia? Você pára?

Vejo a Igreja católica criticar severamente as outras. Depois de tornar-me ateu, não consigo mais enxergar diferença. A lavagem cerebral é constante ali dentro, num ambiente que te instiga a parecer menor do que se realmente é, numa instituição que poderia matar a fome do mundo, mas não o faz pelo mesmo luxo que condena como pecado.

Mas uma coisa é fato: a arte das igrejas é fantástica. Sendo ela uma boa instituição, ou não, ela realmente tem bom gosto. Só é uma pena que esculturas de ouro não acabem com a fome do mundo... Abraços, e ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário