terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Idiotice sábia...

Refletir... você pára para pensar sobre as coisas ao seu redor, de vez em quando? Sobre um ato que rendeu uma olhada esquisita, ou um gesto mal visto por alguém, ou um inimigo que te olhou com bons olhos pela primeira vez? E, quando você reflete sobre isso... você consegue se ver "de fora", se colocando na pele de uma pessoa diferente de você? Ou seu ego não deixa?

Tive minha primeira reflexão séria sobre a vida com 13 anos - no mesmo ano em que tive minha primeira desilusão amorosa séria. Tragédias sentimentais à parte, naquele ano, minha veia hiper-ativa, associada à empreendedora, resolveu que seria uma boa idéia fazer um curso de montagem e manutenção de computadores. Só se falava nisso, e naquela época resolvi abrir a PC & PC, junto com um amigo da mesma idade e do mesmo nível "geek" que eu. Bem... Preciso falar que a PC & PC nunca existiu?!

De qualquer forma, durante o curso, ministrado por um estudante de Engenharia da Computação - e, daí, a minha brilhante inspiração de estudar a dita cuja -, algumas frases faziam o papel introdutório da aula. Professores de adultos têm mania de fazer seus alunos refletirem. Eu, no auge da adolescência, ainda não sabia disso. E foi uma experiência legal...

Num certo dia, a frase colocada no quadro de fato me fez mudar a forma de ver o mundo. Melhor, me fez re-pensar na forma de agir em relação ao mundo. Tal frase se tornaria meu lema por muito tempo, e é atribuída a Abraham Lincoln...

"É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota... do que falar e acabar com a dúvida."


Engraçadinha? Também achei. Mas re-leia com seriedade, e coloque-se fora de si, imaginando você em algumas situações recentes dentre seus amigos...

Apesar de hoje já não tê-la mais como lema, é incrivelmente fácil ser remetido a tal pensamento quando em meio a muitas pessoas. E acaba sendo uma forma divertida de tratar as situações, já que os peixes, mesmo os mais chamativos, também morrem pela boca.

Ainda assim, hoje em dia, aprisiono a frase com certo gosto egocêntrico - como um segredo que poucos sabem. E antes de sentir raiva por "ditos cujos", tenho uma sensação de conforto, de consolo. Ao que parece, sempre houveram idiotas no mundo. Sempre haverão. E sempre haverá os que, como eu, disfarçam sua idiotice na simplicidade do silêncio, deixando outrem com a complexidade da dúvida! Parece-me, afinal, um caminho mais confortável. ponto. ponto. ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário