domingo, 28 de fevereiro de 2010

Essas tais redes sociais

E tem gente que, por ser "inteligente" demais, fica fora do Orkut. Sinceramente? Eu adoro ele. Para mim, um admirador assumido do comportamento das pessoas (leia novamente: não da vida das pessoas, do comportamento delas!), o Orkut é um prato cheio para estudar o que acontece à minha volta. E vá dizer que isso não é interessante?!

Particularmente, sou apaixonado por pessoas. Não pela vida delas, entenda: não estou interessado exatamente no que elas estão fazendo, mas sim na forma como elas reagem diante de certas ocasiões. Pessoas são fantásticas; imprevisíveis e, ao mesmo tempo, chavões ambulantes. Sempre repetimos nossos atos, consciente ou inconscientemente. Afinal, agimos por princípios, crenças e instinto; não temos pré-disposição para criar novas reações, não somos programados como um computador! E é legal ver isso de fora. Tudo, no fim, parece se encaixar, como areia na peneira: escorre daqui, escorre dali, e de repente a peneira está limpa e pronta pra outra!

E tem o outro lado... Pra mim, poderíamos chamar o Orkut de uma releitura dos blogs. Eu sei, o Twitter é isso (em teoria), mas não pra mim... A idéia dos blogs era, no começo, que pudéssemos conhecer as pessoas realmente como elas são; que pudéssemos ler os pensamentos reais das pessoas, e não aqueles que elas demonstravam diante da sua rede social. Se os blogs tiveram um fim (ou quase, já que você está lendo um!), então o Orkut vem para substituí-lo, exibindo através de comunidades e textos exatamente este perfil. É fato, mentir continua sendo possível. Mas a mentira não dura muito, afinal...

E o que isso tudo tem a ver com alguma coisa? Bom... Domingo à noite é sempre um período em que as pessoas atualizam seus perfis no Orkut; novas fotos, novos comentários, novos pensamentos, novas comunidades... Todos, com base nos acontecimentos dos últimos dias, atualizam. E passamos a conhecer cada um um pouquinho mais... Hoje, a inteligência sarcástica de uma garota aumentou ainda mais meu encanto por ela. Engraçado é que temos muito em comum, e ao mesmo tempo nada em comum. Meu encanto é de fora, platônico; anônimo e quieto.

Pro meu azar, sou destes caras que se encantam por um sorriso e se derretem por um cérebro pensante. Minhas comunidades, hoje, não me definem; não as uso para isso. Mas, se o fizesse, uma em específico não me sai da cabeça: Inteligência é afrodisíaco. Ou vá dizer que não?! Abraços, boa semana para todos nós, e ponto!

Um comentário:

  1. A grande vantagem (ainda) dos blogs é que você pode desenvolver um pensamento mais complexo. Twitter, Orkut, e afetos não se prestam para isso, mas é claro que têm sua utilidade e valor.

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir