terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Fui pro RS de volta! Sul Brasileiro/Nova Petrópolis

Se o meu ano novo no Rio Grande do Sul já tinha sido bom, e se as gauchices só fazem do lugar ainda mais belo, na minha segunda viagem para o extremo sul do país eu me declaro de vez embasbacado com tanta beleza. No carnaval, com uma convidativa etapa do campeonato sul brasileiro de parapente, fomos parar em Nova Petrópolis, em plena serra gaúcha. E quê lugar!

Com os alemães tomando conta do local, e sendo a cidade berço de várias fábricas de sapato nacionais, Nova Petrópolis é uma cidade extremamente ajeitada. Pequena mas com bons recursos, bem diferente do interior do nosso estado. Não tivemos lá muito tempo para conhecer o povo local, já que o intuito da viagem era outro, mas o pouco que vimos nos agradou e muito!

A viagem começou na sexta-feira às 20h30, e só terminou às 5h10. Mesmo assim, 10h30 estávamos na rampa com um sol magnífico nas nossas cabeças; céu azul com pequenas formações surgindo, e um visual tão belo quanto assustador - no que diz respeito às roubadas que enfrentaríamos.

E as previsões foram corretas. A prova tinha início próximo à rampa, e depois seguia na direção de Canela, numa roubada sem fim dentro da serra. Questionei-me várias vezes que, se aquele tipo de prova era possível, poderíamos facilmente ter um campeonato na Cordilheira também! hehe...

Mas bem, campeonato é campeonato. Fiquei feliz por ter decolado "bem cedo" (algo em torno de 50min antes de abrir o start) e ter-me mantido no ar o tempo todo, tentando me posicionar bem. Infelizmente, não consegui uma térmica legal e acabei batendo o start com os mesmos 1200 que havia conseguido em todas as termais até então (a base devia estar a uns 1700). Afobado, cometi o erro de tirar baixo para tentar acompanhar o pessoal. Como a prova ia na altitude da cidade, e não do fundo do vale, com 8km de prova eu estava a 200m do chão, em cima de Nova Petrópolis. Isso é ruim, se você considerar que as opções de pouso são extremamente escassas no meio das cidades.

Sem opção visível ali pra frente, resolvi voltar. Falha minha novamente, pois o relevo de vale acabou formando o que chamamos de "venturi" (o ar afunila e o vento fica mais forte). Não consegui voltar para a rampa ou para o meio do vale, e a chance foi procurar um pouso seguro. Um pessoal que estava abaixo de mim nesta hora, pouco depois, vi subir tudo.


E pousei. Meio chateado, mas pousei. E de repente veio outro, e outro, e outro, e todos os outros que tinham subido mais do que eu! E outro que estava à minha frente na prova, e tinha arriscado de um jeito que eu não queria ter arriscado.

No fim das contas, acabei me consolando. Discutindo com o Ronnie, depois, acabei concluindo que meu erro foi mesmo ter-me precipitado ao tirar baixo; devia ter me preocupado em subir mais, me mantendo mais alto e tendo mais combustível para queimar. Errando e aprendendo, afinal....

E é isso. Desta vez, por conta de uma apresentação ímpar do nosso colega Galo Véio, editei um vídeo. Curta aí! E até a próxima! Abraços, e ponto.


Mais vídeos, e mais informações, no blog do Ronnie. Ele está mais acostumado com esse negócio de videozinho durante o voo rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário