segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A odisséia da lavadoura de roupas

Acordei hoje e fui direto à lavanderia. Estava quieta, vazia, misteriosa. Exitei, mas – enfrentando o receio – abri a gaveta de roupas sujas. E o inesperado aconteceu: elas estavam lá, todas elas, me olhando com um olhar de desespero. Minhas roupas sujas, da viagem, não conseguiram se lavar. Era preciso agir!

Olhei para a direita e a máquina de lavar roupas me encarava. Olhei em volta à procura do manual de instruções; não havia. Agindo pelo mais puro instinto, abri a tampa dela e comecei a jogar as roupas dentro. Meias, cuecas, camisetas – exceto as brancas, bermudas, tudo foi para dentro. E a máquina continuava quieta.

No botão de opções, um novo desafio: há pelo menos 5 modos de lavagem diferentes. Econômico, Rápido, Normal, Pesado, Lento, Bagunçado, Misturado e mais não sei o quê. A desgraçada da máquina estava querendo confundir a minha cabeça, tentando despistar-me e livrá-la do trabalho árduo que viria pela frente. Eram 9h.

Enfrentei-a sem medo e selecionei o modo que considerei mais adequado. Fechei a máquina, e ela começou a encher de água. Na hora lembrei-me do sabão! Rapidamente abri a tampa e coloquei o sabão no recipiente adequado. E quando a fechei ela suspirou, como quem percebeu que eu agi corretamente, e voltou a trabalhar.

Lentamente a água foi sendo despejada nas roupas, que continuavam com um olhar desesperado de quem iria se afogar. Ignorei o olhar, por saber que elas precisavam daquilo, precisavam daquela limpeza iminente!

E, de repente, a máquina parou de jogar água e começou a girar o pino central para um lado e para o outro! As roupas gritavam silenciosamente, mas a sujeira parecia mesmo sair. Achei até bem interessante o esquema da máquina, ela gira de um lado para o outro e as roupas vão dançando frenéticamente ali dentro.

Depois de muito tempo, e de eu ter repetido umas 3 vezes o ciclo de lavagem – ainda desconfiado, coloquei o amaciante. E ela enxaguou, e agora está centrifugando. Já já descobrirei o resultado da bagunça – que, espero, tenha sido positivo.

Como se não bastasse a roupa, a louça também não está se limpando sozinha. Mas aqui há um agravante: no lugar da máquina de lavar louças, há um buraco vazio e inóspito. E agora?! ponto ponto ponto.

Um comentário:

  1. É.... eu sei bem como é essa coisa de uso de aparelhos domésticos pela primeira vez..... Muitos insistem em dizer que não, mas eles tem vida própria sim!
    Noite dessas o microondas resolveu funcionar sozinho e esquentar "sabe-se-lá-o-quê" às 3:00...
    É Rique... esses aparelhinhos domésticos são fogo!
    :-)
    Beijo!

    ResponderExcluir