terça-feira, 15 de dezembro de 2009

É Natal - Dicas para o vestibular da FAE!

Nem bem levantei o rosto do meu Sudoku e a garota puxou papo:
- Pra quê você está estando?
Demorei alguns segundos para processar que era comigo e, quando meu lado anti-social foi desligado (leia-se Sudoku fechado), olhei para o lado. Ela me olhava apreensiva...
- Economia!
- Uh...
- Haha... e você?
- Eng. Mecânica.
- É, então... eu já fugi de uma engenharia. Mas boa sorte!
E uma voz imperativa ressoou no hall de entrada do teatro Bom Jesus, convocando nós, "candidatos", para subir ao 7o. andar e participar do processo seletivo FAE 2010. Soou divertido pra ti? É, eu até que me diverti!

É engraçado retornar a este "mundo" depois de tantos anos. Ainda que eu esteja longe de ser velho, já são anos e anos desde a última vez em que estive em tal situação. Mas bem... eu estava, de fato, confortável. Minhas mãos não tremiam, eu não suava nem precisava ir ao banheiro toda hora, não estava precisando poupar neurônios, e a única preocupação era com o almoço, que incluíra costelinha e calabresa frita do restaurante mineiro que agora almoçamos. Mas tudo se comportou bem, e a prova foi um sucesso divertimento!

A FAE é interessante. Você agenda o vestibular, senta em frente a um computador, e responde na ordem em que você bem entender. Isso significa que você pode fazer a prova de matemática antes, depois a de conhecimentos gerais, inglês, português e, quando estiver cansado, abrir a prova de história e jogar algum joguinho infantil para escolher as respostas. Funciona como um "coffee brake", mas sem coffee: dá uma relaxada na cabeça e você continua...

Detalhe para a prova de matemática, com 9 questões que realmente demandavam contas e fórmulas decoradas. Pra minha sorte, consegui deduzir todas as fórmulas e efetuar as contas. É claro que eu não sei se deduzi alguma coisa certo, mas as respostas que eu alcançava definitivamente estavam lá no meio! hehe

E enfim... se você entrou aqui para saber dicas, e não para ler historinhas, vamos lá! Dicas, com base na minha vasta experiência de uma tarde, para um vestibular melhor na FAE (ou, ao menos, divertido):

  • Chegue cedo. Você será recepcionado de forma ímpar, sendo colocado numa sala de espera cheia de sofazinhos desconfortáveis e com uma iluminação fraca o suficiente para doer sua cabeça se você quiser ler um livro. Também poderá saber da vida alheia de muitas pessoas, já que muitas pessoas ficam falando no celular como se todos em volta estivessem mesmo interessados!
  • Converse com as pessoas do seu lado, principalmente se você está tranquilo. Você provavelmente vai falar alguma besteira, fazer papel de mané, mas e daí?! Você nunca mais vai ver aquela pessoa mesmo!
  • Leve lapiseira. Lápis 2B não é recomendado; eu escrevi minha redação inteira e não conseguia lê-la depois para passar a limpo.
  • Se levar lápis 2B, leve apontador.
  • Não leve lápis 2B; sério...
  • Não leve caneta da universidade concorrente. Levei uma caneta-brinde da Universidade Positivo e tomei exatamente cinco sustos com ela, que queria parar de funcionar "na hora H". Sim, a caneta era nova e nunca tinha falhado...
  • Escreva com letras pequenas, principalmente se você não faz vestibular há 7 anos. A folha de 20 por 20, que você ganha para usar de rascunho, não cabe todas as contas que você precisa fazer - ainda mais se precisar deduzir fórmulas. Então, escreva pequeno. Você também usará menos borracha, e será mais ecológico por isso (acho).
  • Não perca tempo olhando pra fiscal da sua prova - ainda mais se você estiver de bermuda e tênis. Ela acha que você é só mais um candidato - o que não deixa de ser verdade, é lógico. E, também, ela não deve ser tão bonita quando acorda...
  • Tenha em mente bons jogos para chutar as questões. Como eu falei acima, os jogos te ajudarão a relaxar durante a tarde... Eu não tinha, e acabei tendo que recorrer ao "vai este mesmo" em algumas questões.
  • Intercale as provas. Faça uma que você manja, e uma na qual você vai jogar. Assim, você intercala stress e divertimento, e sairá de lá com uma cara tranquila - e não acabada.
  • Durma no dia anterior. E no anterior também. Sono de duas noites atrasados atrapalha...
  • Quando for beber água, atente-se para os bebedouros: o botão de água é na frente deles, e está escrito em letras garrafais: ÁGUA MINERAL e ÁGUA FRIA. Escolha o botão, aperte, e a água sai. É simples assim, não precisa chamar a secretária pra te ajudar! Entendeu?
  • Não adianta olhar para as estudantes também. Elas também acham que você é só mais um candidato - o que ainda é verdade -, e também não devem ser tão belas quando acordam. Lembre-se: é uma faculdade particular, o que o pai delas gasta com a faculdade elas gastam com salão de beleza!
E é isso. A FAE é uma das faculdades mais respeitadas por aqui, e eu, como não poderia ser diferente, respeito muito também. Há algum tempo estive lá numa pequena conversa sobre empreendedorismo com uma turma de ADM e fiquei mesmo impressionado com o nível da turma. E, por essas e outras, me deu a vontade de juntar-me novamente ao mundo da carteirinha de estudante. Mas, é claro... tem o resultado do vestibular pela frente. Ah... se eu não estivesse com o sono atrasado, eu juro que não dormiria hoje, de tanto nervosismo hehe... Abraços, e ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário