sábado, 2 de janeiro de 2010

Sapiranga - Capital Gaúcha do Vôo Livre

Estamos há três dias em Sapiranga, Rio Grande do Sul, e os dias não poderiam ser melhores. Fugindo da condição chuvosa do Paraná e Santa Catarina, eu, a Glau (sócia  e amiga) e o Grandão (parceiro de escalada) nos mandamos para a capital gaúcha do voo livre. Tudo por alguns belos dias de voo...

E, aliás, que belos. A viagem, apesar de lenta na parte gaúcha, tem paisagens belíssimas por si só. A chamada Rota Romântica (que, pra um grupo de amigos, de romântica não tem muito) é formada por muitas serras e cidadezinhas simpáticas. E, apesar de termos parado apenas uma vez, muitos cafés coloniais deixam o caminho realmente “apetitoso”...

Já em Sapiranga, ainda de dia, um paraca e uma asa delta no ar faziam da nossa viagem uma das mais bem-sucedidas que já fizemos – e tínhamos acabado de chegar! Os relatos eram que, naquele dia, 3 horas de voo fora algo comum! E a previsão para os próximos dias não era diferente!

E não foi! No outro dia, segunda-feira, fomos cedo conhecer a rampa. Muitos pilotos de asa, e alguns de paraca, integraram um bom pelotão, que decolou, estampou e tratou de tirar para o cross – sem muito sucesso. Eu fiquei logo após a primeira termal, e alguns colegas logo após a segunda.

Voltamos, subimos a rampa novamente e voei por mais de hora dentro do próprio vale, indo e voltando pra lá e pra cá. Muito legal, e mutio didático também. Consegui praticar algumas coisas aprendidas no curso do Frank Brown, e pousei alegre com mais de 2 horas de voo só no primeiro dia!

E, como se não bastasse, o segundo dia amanheceu melhor. Eu fiz o que estava querendo: decolei, estampei, e tirei do morro. E pousei de volta, depois da primeira termal, numa roubadinha que me rendeu 30 minutos de caminhada até o asfalto, onde a Glau me resgatou! A Glau também tirou e pousamos perto, e o Grandão fez mais de 2 horas de voo local.

Hoje, apesar do mormaço, a frente fria não parece querer perdoar. Estamos com um céu cinza e encoberto, e a previsão é de chuva para o fim da tarde. Creio que teremos um dia bem turístico, no qual descobriremos mais curiosidades sobre o RS. Já estamos quase escrevendo um dicionário, mas esse é assunto para a próxima escrita... Por hora, deixo um abraço, e um ponto!



Escrito em 30/dez/2009
Fotos: Glau Nakamura

4 comentários:

  1. adorei as fotos tambem sou louca de vontade de conhecer sapiranga deve ser lindo pessoalmente

    ResponderExcluir
  2. queria um dia realizar meu sonho de conhecer sapiranga cidade lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. há, a cidade é boa mesmo, vale muitíssimo a pena a viagem! Mas... você se esqueceu de assinar a mensagem! :- )

    ResponderExcluir
  4. EU MORO EM SAPIRANGA, FAZ 4 ANOS E ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir