quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

É Natal - E eu consegui quebrar uma castanha-do-pará! Como?

O Natal estava cada vez mais perto e eu continuava na minha luta com o quebrador de castanhas. A cozinha se tornara inóspita para mim desde a vingança do quebra-nozes, mas eu prometi que não desistiria. Firmemente, dia após dia, eu lutei; meus dedos machucavam, minhas mãos tremiam, minha raiva aumentava, mas, de repente, PÁ: a desgraçada da castanha saiu inteira! E depois outra! E depois... é, não, foram só duas. Mas sim, consegui! E, dia após dia, consegui tirar pelo menos uma inteira! Foi o máximo!

E, então, hoje, véspera de Natal, resolvi compartilhar os segredos com os desafortunados (como eu) por aí. Diga-se de passagem, são muitos: vocês não fazem idéia da quantidade de pessoas que caíram no meu blog procurando por "como quebrar castanhas-do-pará". Bom... Já que eu descobri como, vamos lá!

Nota: eu ia ilustrar com fotos; daí me toquei que eu deveria realmente conseguir executar tudo na hora, o que seria difícil sob pressão. Então, vai textão mesmo!

  • Em primeiro lugar, lembre-se que a castanha, apesar de ser irregular, ela é parecida com um triângulo. Se você não lembra o que é um triângulo, consulte a wikipedia.
  • Lembre-se, também, que o que você quer está dentro da casca. Fixe isso na sua cabeça, é importante! Podemos fazer uma analogia àqueles filmes da SWAT em que eles precisam tomar poder de um banco que possui reféns: se você explodir tudo, os reféns morrem. Se você quebrar tudo, a castanha vira pó. Então, concentre-se no que você quer: você quer a casca quebrada!
  • Dito isso, vamos lá: empunhe o quebrador e a castanha, um em cada mão.
  • Posicione a castanha deitada na segunda seção do quebrador, aquela maiorzinha. A bunda da castanha (vamos chamar de bunda a base do triângulo, considerando que ele é um triângulo "alto" e a base é o lado menor) deve ficar virada para o cabo do quebrador, e posicionada na parte convergente daquela seção. Vou tentar explicar isso melhor, que ficou confuso...
    • Seu quebrador deve ser assim: dois pedaços iguais de metal, presos por uma ponta.
    • Cada pedaço faz duas "semi-luas" e acaba num cabo. Uma semi-lua menor, outra maior. Isso estou chamando de "seção". O cabo vou chamar de cabo mesmo.
    • A castanha é um triângulo (lembra?); imagine ela como um triângulo com dois lados mais altos, quase como um equilátero (vai pra Wikipedia de volta!). Então ele tem uma base. A base eu chamo de bunda.
    • Quando eu falo que a bunda tem que ficar virada pro cabo, entenda que é a bunda da castanha e o cabo do quebrador. Se você entender qualquer coisa diferente disso, não me culpe por isso!
  • A sua primeira meta é quebrar a base da castanha. Isso a deixará sem base, ou seja, seu reinado cairá por baixo. Então, aperte a base com força moderada até ouvir o primeiro crack. Sem dó, mova um pouco para o lado a castanha e crack de volta! E assim vai...
  • Quando tiver terminada a base, vem a parte mais complicada: você precisa quebrar um dos lados agora. Escolha um deles (não tente quebrar os dois ao mesmo tempo, serial fatal!) e posicione-o perpendicularmente (não lembra o que é, né?! Não tem problema, aprende aqui!) com o cabo, na seção maior ainda. E crack, agora com muita pouca força!
E pronto! Daí, é só retirá-la dos destroços da casca e comer. Você deve estar se perguntando... "e pra quê serve a seção menor do quebrador?". E eu respondo: não sei, mas se você conseguir quebrar sem ela, fique feliz!

Você também pode estar se perguntando se isso realmente funciona. O Paulo do Larica Total fala algo fantástico sobre fazer algo na cozinha: "Cozinha é treno! Trenar, trenar, trenar e trenar!". Então, vai lá "trenar", que ainda dá tempo de conseguir uma castanha inteira até o natal! Abraços, e ponto.

Um comentário:

  1. É a vitória do homem sobre as castanhas-do-pará!!!!
    Vida longa ao quebrador de nozes!!! :-D

    ResponderExcluir