quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

É Natal - A vingança do quebra-nozes

Além do onipresente clima natalino (neve, frio, etc etc), ao menos aqui na minha terra (ou, particularmente, na minha família) as castanhas do pará são algo tradicionalíssimo. Nozes também. E não há natal sem que elas estejam em cima da mesa, rodeando algum tipo de quebrador esbelto que será responsável pela mágica de tirar aquela "casquinha rígida" da dita cuja e transformá-la num fruto gostoso e, afinal, mastigável. E foi aí que meus problemas começaram...

Minha casa conta agora com 1kg de castanhas do pará, super suculentas, simplesmente esperando sua hora de sair da casca. Algo como pintinhos querendo sair do ovo (se descontarmos o fato de que as castanhas não piam). E aqueles pintinhos que jamais virarão omeletes se ajeitam animadamente dentro de um simpático baldinho branco sem tampa. Ao lado do pote, o nosso clássico quebrador de castanhas. Literalmente quebrador.

Quebrar castanhas é, na verdade, tudo o que eu consegui até agora com ele. A cada 3 castanhas, consigo comer meio pedaço inteiro. O resto é virado em farelo. E já estava entrando em desespero quando estabeleci uma meta: até o natal, vou conseguir comer uma castanha inteira! Preciso saber, afinal, qual é o gosto disso! Talvez por eu ser homem, preciso caçar a minha comida, preciso arrancá-la de dentro de onde quer que ela esteja e trazê-la à tona, e me deliciar com a vitória! Há de fazer bem pro ego!!

Pelo que me lembre, a última vez que consegui a façanha foi quando eu estava na 5a. série e usávamos um martelo, apoiando a castanha numa madeirinha, para quebrá-las. Na 5a. série não havia instrumento especial pra isso. Na 5a. série eu era tão feliz...

Bom, de qualquer forma, meta estabelecida, já comecei a treinar. Mas antes fosse o único problema o fato de eu comer farelo... A cada castanha, sinto minhas pontas dos dedos gritarem (feito os pintinhos que piavam no ovo). É que a casca da dita é dura demais, e cheia de pontas, e o quebrador - ineficiente - quebra apenas metade. Se continuar a apertar a castanha ali, lascou: ela esfarela. Se apertar menos, lascou: seu dedo vai machucar. Em resumo, eu só me lasco! Vou chamar o quebrador de lascador! Parece mais coerente!!

Isso sem falar na palma da mão. Até ela vai pro saco quando, ao tentar quebrar uma castanha, ela (a palma) fica presa no espaço para botar a fruta. Aí você toma aquele beliscão, fica com raiva, aperta até o final, e sua castanha virou um farelo de volta. É quase um ciclo vicioso!!

E é por isso que tenho uma nova meta para este ano: até o natal, uma castanha inteira sairá das minhas mãos, quer o quebrador funcione ou não! Caso isso não aconteça, só de sacanagem vou tentar gostar de nozes. Elas parece causar menos transtornos aos meu dedos... ponto. ponto. ponto.

Um comentário:

  1. Bota um anúncio na entrada de casa:
    Entre e coma nozes.
    hehehe
    abrax
    xp

    ResponderExcluir