quarta-feira, 29 de julho de 2009

Enquanto isso, na sala secreta do senado...

Minha vida está um tiroteio; corro para um lado, me abaixo de outro, corro para outro, não paro no mesmo lugar por mais de 2 minutos. Havia já me esquecido da correria que é abrir uma empresa, mas relembro aos poucos de todos os trâmites burocráticos agora, quando coloco em prática mais um projeto - que será divulgado no momento oportuno. Mas é claro que isso não interessa muito. Então vamos ao que interessa, que o resto não tem pressa!

Na realidade, o senado hoje estava em recesso, e a diarista resolveu dar uma espiadinha na sala secreta. Dentre todas sa besteiras audiovisuais que nosso prezadíssimo Agaciel mantinha, a Valdicléia achou um filme curioso, nacional, curta, que, como todos no estilo, teve pouca divulgação. O filme se chamava Palíndromo, e foi dirigido por Philippe Barcinski. Palíndromos são aquelas palavras ou frases que podem ser ditas ao contrário; algo como "Subi no ônibus". E, pensando bem, nossas vidas nada mais são do que palíndromos, certo?!

A Valdicléia, que até então não sabia o que era um palíndromo, se pôs a pensar naquilo. Imaginou como seria bom se tudo fosse de trás para frente, e soubéssemos do final antes mesmo de pensar em começar algo. Se víssemos o beijo do adeus ou o último abraço do até breve antes de dizer "oi". Se conseguisse descobrir se ficara rica ou pobre antes mesmo de começar a trabalhar.

Afinal, pensou ela, ela poderia tomar caminhos únicos e precisos, levando a vida sempre com base nos finais certos ou errados. Um final triste poderia facilmente ser remediado com uma ação posterior, ou melhor, anterior; estamos inversos, lembra?!

E ela pensava em quanto boa sua vida se tornaria, pois pensava que cada erro cometido seria visto antes de sê-lo feito, e por isso ela poderia deixar de fazê-lo, garantindo o acerto no final. E pensou que, caso se visse pobre, bastaria esperar alguns anos que o começo viria e ela poderia escolher um novo começo, que apagasse aquele final triste.

E ela se deliciava, deitada naquele sofá enorme, imaginando que poderia ter guardado sua "primeira vez" para alguém que conhecera depois, que não precisava tê-la desperdiçado com o primeiro que apareceu.

Também pensava no quanto mais teria aproveitado seus anos de juventude, do quanto menos poderia ter-se preocupado... E que tudo isso seria possível se a vida fosse ao contrário, pois ela já haveria vivido sua vida adulta quando a fase adolescente chegasse novamente. Já saberia dos erros que não poderia cometer!

Mas daí bateu a tristeza... Pois se tudo fosse ao contrário, pouco adiantaria mudar o passado: o futuro já teria sido vivido e ela nunca saberia a real conseqüência daquilo tudo. E foi difícil conter a tristeza ao viver que, de fato, a idéia de viver ao contrário não era assim tão boa...

Mas dentre toda a tristeza, de repente, ela percebeu algo inusitado, algo em que nunca tinha parado para pensar. Ela pensou que, talvez, a graça da vida estivesse mesmo em nunca termos qualquer tipo de certeza do final. Que tudo é incerteza, e no quanto engraçadas são as histórias que ela tinha para contar sobre erros e atos "sem noção" que ela havia feito. E, de repente, bateu um alívio que a vida fosse mesmo assim: começo, meio e fim.

Com um sorriso de alívio estampado na cara, ainda deu tempo de ficar em silêncio e tentar ouvir algum barulho na escada de metal que dá acesso à sala. O silêncio permaneceu, e ela apertou o play. E o vídeo tocou. ponto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário