segunda-feira, 18 de julho de 2011

XCerrado - o começo da odisséia

Rodoviária de Brasília, 16 de julho de 2011. 11h.

Eram 5h20 quando o relógio despertou, e 5h40 quando eu levantei, atrasado. O check-in da TAM conseguiu ser congestionado já às 6h30 da manhã, quando meu pai, que certamente acordou mais cedo pois às 6h já estava na porta da minha casa, me deixou no aeroporto. Mas tudo bem, estava sem pressa.

A intenção de vir tão cedo à Brasília era de não ter problemas com os ônibus posteriormente. Na verdade, o destino desta viagem é Jaraguá, que fica a 110km daqui. E é lógico que o sistema viário é uma beleza neste país... Por isso, achei por bem vir bem cedo e, se fosse preciso, aguardaria na rodoviária durante o sábado!

Conforme planejado, pois, estou cá eu, agora, no que eles chamam com aquele sotaque preguiçoso de “Rodoviária Nova”. De fato, é nova. Uma construção bastante moderna, espaçosa, ampla e bem arejada – o que parece ser essencial nesta terra. Faz 30ºC lá fora – isso porque é inverno!

Vindo do aeroporto até aqui já deu pra notar uma diferença incrível na paisagem. O cenário é árido, seco e marrom. Não sei o que ocorre com as roupas brancas aqui, mas imagino que a venda de alvejantes aqui seja muito alta! Ou a grama está morta, ou tem um caminhão pipa regando ela.

O plano de hoje não é conhecer Brasília; aqui fico até as 14h30, e não quero arriscar perder este ônibus – o próximo seria somente às 17h! Mas bem atrás de onde estou sentado há um painel enorme com uma panorâmica da cidade. É, a foto eu poderia ter visto pela internet. Mas ver dentro do próprio local te faz se sentir, de alguma forma, mais próximo. Já vi a ponte do Lenine, e o planalto do Capitão Nascimento. E agora passarei algumas horas vendo muita gente ir e vir... Abraços, e ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário