sexta-feira, 24 de julho de 2009

Entre estrelas e cometas

É que eu vejo tanta gente se apagando diante do seu companheiro(a) que isso acaba me incomodando. Não é que devesse, já que a vida não é minha. Mas não consigo ajudar este meu lado pedante de querer ver sempre as pessoas sorrindo, como nestes filmes americanos. O problema, é claro, é que são filmes, não vida real...

Mas daí, cada vez mais, olho em volta e as pessoas estão se apagando. Poderia facilmente comparar pessoas com estrelas, que oscilam de forma constante e eterna. Ora estão se relacionando, e se apagando. Ora estão solteiras, e se ascendem.

E não entendo qual é a parte da idéia difícil de entender quando pensamos que, por muitas vezes (se não sempre), o que nos conquista na outra pessoa é justamente o seu brilho, e não seu estado apagado. Nosso encanto nunca estará relacionado à capacidade de alguém de deixar seu amor-próprio de lado, não é?! Encherá - mesmo - nossos olhos ver uma pessoa alegre, saudável, auto-suficiente, que tenha energia própria!

Nesta semana, uma grande amiga comentou comigo que as mulheres (principalmente) têm de fato esta "mania" de se apagar diante de um relacionamento. Que pena. Em geral, o que vejo são as pessoas querendo voltar a brilhar depois de um tempo, e notando o quanto estão arrependidas do apagão.

Seria então o caso de sermos planetas, e não estrelas. Mas planetas não são poéticos, nem tampouco românticos, não é mesmo?! E, vai ver, o romantismo é importante - apesar de estar em baixa por estes dias. Que pena novamente. Não podemos ser estrelas porque apagaremos, mas nem planetas porque não chamaremos atenção o suficiente.

Vai ver, então, devemos parar de pensar tanto nisso tudo. E apenas viver, de acordo com os nossos sentimentos. Acender se dá vontade, apagar por estar no direito. A única coisa é que daí seremos cometas, que passam velozes para cá e para lá, mas nunca param exatamente num ponto. Ah... mas, vai ver, é a nova tendência da humanidade... cometas... ponto.

2 comentários:

  1. De certa forma, Rique, nunca passamos mesmo de cometas se considerarmos quão breve e frágil é a nossa vida. :) Mas de modo geral concordo contigo.

    Graças a Deus te recuperaste da gripe. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Cada um tem seus momentos de brilhar ou apagar, nao dá pra forcar nada, tem que ser naturalmente... é normal, e saudável. Mas precisamos procurar o brilho a maior parte do tempo.
    E esse brilho tem que vir de dentro da gente. Deve vir da alma.

    ResponderExcluir