quinta-feira, 9 de julho de 2009

"Gripe Suína é status!"

Minha mãe acabou de soltar esta máxima, no carro, e resolvi escrevê-la aqui. E o pior é que há de haver uma razão para isso. Veja só: nem bem coloquei o pé para fora do hospital e todos, todos, me olhavam. Isso sem falar nos que questionavam minha mãe sobre o que eu tinha, depois de me ver de máscara e enquanto eu cumpria o isolamento e fazua exames de infectologia lá dentro do hospital. E, seis horas depois, sai do hospital com os mesmos quase 39 graus de febre de quando entrei, e com a ordem direta: sete dias em "quarentena!" (Entendeu? Quarentena de 7 dias).

Daí, resolvi escrever aqui minhas impressões, sintomas e pensamentos. É imprescindível lembrar que o exposto aqui vem de uma pessoa que NADA tem a ver com a área biológica e, por isso, não passa da descrição de uma experiência.

Estive na Argentina, Paraguai e Foz do Iguaçu no último fim de semana - para correr a meia maratona, você pode ver o relato aí no texto anterior. Apesar da chuva, voltei sem qualquer tipo de sintoma de gripe, febre ou coisas do tipo. É claro que a preocupação ficava, mas mantive o otimismo ao pensar que nada teria acontecido.

Na terça-feira à noite, quando fui dormir, suei muito frio. Estava com uma febre leve que me impediu de dormir, e na quarta-feira fui direto ao hospital São Vicente, de manhã cedo. Estava com 37o.C, e os enfermeiros deram uma risadinha da caminha cara quando eu disse que estava preocupado que fosse a "gripe do porco".

Fui embora com a receita de Tylenol, que não só não ajudou em nada como permitiu que a minha febre batesse os 38.6oC no fim do dia. É mole? Eu estava que não me agüentava e, caso não acordasse bem, iria ao médico na quinta-feira (hoje). Acordei com a mesma febre, e às 11h30 chegávamos ao hospital (São Vicente novamente, afinal era uma re-consulta).

Após 30 minutos de espera e a triagem, fui atendido. O médico mediu a febre, perguntou sobre a tosse, e às 12h +- estávamos indo para o Raio X ver como estavam os pulmões - o receio era por uma pneumonia. Fiquei 2 - isso mesmo, 2 horas esperando para que fosse chamado no raio x. Estava com fome (pois não havia almoçado) e puto da cara - com o perdão da palavra - porque é impossível uma fila de Raio X, exame que não demora nem 30 segudos, demorar 2 horas. E eu passando mal...

No hospital todos já me olhavam curiosos, por conta da máscara, mas ao sair na rua eu me senti o Michael Jackson - antes de ser branco, claro. Depois de ser branco não havia quem pudesse atrair mais atenções do que ele (que fique claro, é uma analogia, não uma tiração de sarro).

Minha mãe estava um pouco constrangida, mas mesmo assim almoçamos numa casa de pão de queijo e voltamos ao hospital. Fui atendido de prontidão (finalmente!!) e me encaminharam para uma salinha no fundo do corredor, isolada, sem nada pra fazer. Fiquei 1 hora esperando ali, até que um simpático médico veio coletar as amostras do meu catarro. Pensa num aspirador a vácuo entrando lá no seu nariz! Pensou? É, é horrível mesmo!!

Engraçado foi que a sala foi a mesma sala que eu fui atendido quando me queimei com as tochas de uma festa de Halloween. A lembrança me distraiu por cerca de 2 minutos. No resto do tempo mantive meu desespero de hiperativo, já habitual por estes dias...

Depois de toda essa odisséia, às 16h30, vim pra casa. E agora estou isolado, por 7 dias, por ordens médicas. Legal? Não sei o quanto... Mas, de qualquer forma, passo aqui minhas impressões, sensações e informações que estou tendo sobre a gripe - lembrando que ainda sou só suspeito!

- Não há que se criar pânico; é uma gripe, como outra qualquer. Mas ela pode evoluir para uma pneumonia, então vale a ida ao médico.
- Não adianta ir ao hospital quando a febre ainda não está no auge. Eles vão rir da sua cara! :-)
- Não vá ao São Vicente. Eles até te atendem muito bem, mas a espera é impossível.
- A infecção só ocorre (em teoria) na fase em que a gente está tossindo um monte. Ou seja, em teoria, não há preocupação com que eu vi nos últimos dias.

E por último... Não acho que vá acontecer, mas resolvi fazer um drama. Se eu morrer com essa birosca, por favor, me cremem. Peguem então as cinzas e dividam em duas partes iguais. A primeira parte, joguem na rampa da Cordilheira. Isso dispensa explicações. A segunda parte, joguem com muito gosto no Chorizo do argentino desgraçado que me passou essa birosca - caso ela seja confirmada! : -)

No mais, o exame demora 7 dias pra dar um resultado. Até lá, mesmo estando de quarentena, ficarei na dúvida sobre a realidade dos fatos. E ausente do blog, para evitar contaminação dos poucos leitores que possuo! rs..

Um abraço, e ponto.

7 comentários:

  1. po, ausente do blog? se vc morrer a notícia vai demorar pra chegar aqui no Rio!rs...ah cara, nem fica assim...é tipo dengue, 7 dias pra saber...hmm, ou vc pode pensar tipo o "Ring"..."seven days"...hahaha...bju bju!

    ResponderExcluir
  2. que ironia o nome do blog agora, hein? hahahahaahahhahaha...ri mto quando associei..rs

    ResponderExcluir
  3. Putz. Paraguai é? Eu digo, eu sempre digo que aquilo is not a real country, but they keep telling me I'm a bloody racist. Well, you'll be fine whatever happens. Use these seven days to do something useful, or not. Keep your cool and take care of yourself. I'll go flying with you when are back on your feet.
    John.

    ResponderExcluir
  4. Hey, I think I'll start one of these blog things. They cool!
    John again

    ResponderExcluir
  5. Aproveite para ler bastante neste tempo e se cuidar!

    Sucesso para você, amigo!

    Abraços!

    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir
  6. haha, é, o nome do blog foi pro saco depois desta.. preciso arrumar um novo! rsrs...

    e John, concordo contigo. O Paraguai - ao menos aquela parte que conhecemos - is not a real country! hahaha... mas fazer o que... o barbeador lá estava muito mais barato do que no Brasil, então continuo respeitando rs... e vou cobrá-lo deste vôo, hã?! me deu até um ânimo para melhorar rápido!!

    Rodrigão, obrigado pela força! vou aproveitar mesmo o tempo, mas triste é perder coisas como o pedal de ante-ontem... fazer o quê. tem o resto da vida pra curtir, certo?!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo Henrique... Realmente não é fácil lidar com hospitais, médico e enfermeiras, ainda mais numa situação com esta. Não se tem certeza de nada e todos fica achando isso ou aquilo. O que quero registrar aqui é o meu apoio, se precisar de uma força, estamos á postos. E desejar sua boa e tranquila melhora. Um abração!! Tuco

    ResponderExcluir