terça-feira, 21 de julho de 2009

Sabe Vila Velha? Então, vai pra lá!!

Você conhece Vila Velha? Se não, devia! E se conhece mas não vai lá há muito tempo, devia voltar lá também! Porque o lugar muda com o tempo, entende?! :-) E continua bem, bem legal!

E daí, a partir de uma idéia também muito legal de uma amiga (também muito legal, mas chega dessa palavra neste parágrafo!!), a Janaina (o nome dela não tem acento, ok pessoal!?), fomos pra lá no domingo. O convite veio a calhar, já que, afinal, nada melhor do que um belo passeio ao ar livre depois de uma semaninha tenebrosa que passei com a história da gripe...

Saímos de casa "cedo" e chegamos ao parque às 11h. A idéia era simplesmente passear, estávamos sem muita pressa... Apenas uma das garotas (estávamos em 4, eu e mais três mulheres) ainda não conhecia o parque, mas mesmo pra quem já tinha ido - ao menos pra mim - foi bem legal!

Da primeira vez que fui lá (ou ali), o parque era bem aberto. As trilhas e "escaladas" eram liberadas, e - mesmo aos 12 anos - eu subi em tudo que podia lá! Agora tem um caminho de tijolos amarelos, digno do Mágico de Oz (ou era da Alice?), que deve ser religiosamente seguido - mesmo se você for ateísta! E, pelo caminho, seguimos, passando por mata, coisas estranhas, formações bacanas e dando muitas, muitas risadas...

Problema mesmo só vi um: como temos que seguir a trilha, os ângulos para fotos ficam meio limitados. De qualquer forma, as paisagens são bacanas. É claro que tem algumas formas que só fazem sentido depois de muita, muita imaginação! Maas... como tudo nesta vida, Vila Velha também possui o seu lado turisticamente forçado.

A trilha dos arenitos levou pouco mais de uma hora pra ser feita, entre fotos, risos e mais fotos que paramos para tirar. Ao final, entre um ônibus e outro, fomos parar nas furnas e na lagoa dourada.

As furnas são buracos gigantes que, segundo a guia, "formaram-se de baixo para cima, e tal, quando abre uma caverna e depois desmorona, e tal". Ela era estagiária :-)

É claro que o elevador estava quebrado, e entre desculpas esfarrapadas para isso e falta de dinheiro público, só pudemos observar o buracão de cima. Mesmo assim, dá pra ter uma noção de um lugar onde você não gostaria de cair por acidente! hehe...

Fotos tiradas, voltamos para o ônibus e nos dirigimos até a lagoa dourada. Aqui entre nós, um segredo: ela não é dourada. Alguém precisava dizer isso pra eles...

Mas, dourada ou não, ela tem lá sua magia! De fato, só o visual da lagoa já teria valido a pena do passeio. Foi um "plus" e tanto, e rendeu mais algumas fotos!

E não bastasse todas as paisagens e risadas já firmadas até então, fomos até um bosque - ainda dentro do parque - para fazer um pique-nique. Havia até um nome mais pomposo para isso, mas esqueci. Pic nic (em francês) já transmite a idéia, de qualquer jeito!

E, bem... fim! hehe... Fato é que exploramos muito pouco as coisas perto de nós. Às vezes vamos ao interior de Santa Catarina e ficamos vislumbrados com o que "fotografamos". Mas bastava andar pouco mais de 70km de casa pra dar de cara com paisagens igualmente fantásticas - se não mais! Mas, claro... a grama do vizinho continua sempre mais verde, certo?!

Então ficamos assim! De repente, valeu bem mais a pena ir caminhar um pouco no meio de um ar diferente do que ficar em casa vendo Faustão. Mas, claro... Esse sou eu! :-) Um abraço forte, e ponto.

Caso interesse, minhas fotos estão aqui: http://picasaweb.google.com/riqueghn

2 comentários:

  1. Faz tempo que quero levar o Natan para conhecer Vila Velha. Valeu pelo incentivo!

    Quando fiz a corrida de aventura em Ponta Grossa, em 2007, me surpreendi com as belezas naturais do interior da cidade. Muito bonito mesmo!

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir
  2. O nome pomposo é convescote... rs

    Concordo que deve ter mtos outros passeios próximos e com beleza diferenciada. Basta procurar! (Qdo souber de mais, me avise!)

    Pra tornar o texto ainda mais interessante e curioso, vc deveria ter descrito mais sobre as 3 companheiras de Vila Velha... rsrsrs

    Brincadeirinha...

    ResponderExcluir